Atendimento psicológico presencial de crianças

Não há dúvidas de que a psicoterapia infantil pode ser de grande ajuda no desenvolvimento, no autoconhecimento, na percepção e resolução de eventuais medos, receios, insatisfações e angústias das crianças. Nas sessões de psicoterapia o momento é só delas: é um espaço em que a criança poderá favorecer seu desenvolvimento psíquico, bem como aprender a lidar com os desafios, frustrações e até mesmo dores e mágoas, e transformá-las em algo melhor ou aprender como se tornar um indivíduo que sabe como aproveitar todo potencial virtuoso que existe em latência em seu coração. A experiência na psicoterapia é da criança, feita para ela, porém, evidentemente, toda a família se beneficia do processo terapêutico. No setting terapêutico eu não trabalho apenas com transtornos mentais, mas também com a modalidade preventiva que visa oferecer um serviço especializado para o pequenino se desenvolver saudavelmente, tornando-se um adulto com possibilidades de obter mais equilíbrio, bem estar e saúde biopsicosocial e espiritual, como menciona o psiquiatra Viktor Frankl.

Atendimento online com crianças

O Atendimento Online foi liberado por meio da Resolução CFP nº 11/2018, que autoriza o atendimento psicológico online e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. Estende-se a possibilidade para crianças de acordo com o item sete da resolução, a saber: “Explicita que o atendimento de crianças e adolescentes somente ocorrerá na forma da Resolução com o consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte da psicóloga e do psicólogo para a realização desse tipo de serviço.” Como pesquisadora da infância, meu trabalho se restringe apenas a este período dos 0 aos 12 anos. Entretanto, para o meio virtual eu possibilito para a idade de 7 a 12 anos. Crianças da primeira infância que moram fora de Cuiabá é possível fazermos a modalidade de Orientação de Pais online. Vi a possibilidade de atender online crianças no período da pandemia COVID-19, na qual me surpreendi com a efetividade e os resultados mesmo no ambiente online. Abrindo agora esta possibilidade de serviço no trabalho.

Atendimento de orientação aos pais

A fase inicial da vida tem um papel central na constituição física, cognitiva, emocional e espiritual da criança, e os pais são os principais responsáveis pela promoção do desenvolvimento saudável dos pequeninos. Entretanto, sabemos que quando nos tornamos pais não ganhamos um manual para ensinar tudo que precisamos para educar e facilitar o bom desenvolvimento da criança. E, sinceramente, nem devemos. Pois cada criança é um ser único neste universo. É preciso sim que os pais busquem estudar para a parentalidade, mas os conteúdos são feitos para orientar de maneira geral. O atendimento de orientação aos pais é um trabalho que realizo, através da ciência psicológica consciencial, para auxiliar os pais a lidar com as características específicas do seu filho ou da sua filha. Principalmente, diante dos desafios que os pais encontram e não sabem como resolver. Dessa forma, trabalhamos na promoção da saúde mental e o desenvolvimento saudável da criança, dos pais e do sistema familiar; além de realizar um trabalho preventivo aos transtornos psicológicos e comportamentais por meio de uma educação das virtudes. No máximo 3 dias após a sessão realizada os pais recebem um material com um resumo das orientações feitas no atendimento e com as orientações de cada intervenções e técnicas a serem realizadas na semana, ou em quinze dias ou no mês dependendo da necessidade da frequência destas sessões.

Quem é Jéssica Bicudo

b2

Desde o início da faculdade já sabia que queria ser psicóloga infantil. E nessa abordagem, a transpessoal consciencial, tive a oportunidade de fazer terapia desde bem nova e pude olhar para o mundo de outra maneira. Através dela, também pude transformar outras famílias, assim como a minha também foi transformada.

2021 Infância Consciente. Direitos Reservados | Termos e Política | Criação e Administração: USE TECNOLOGIAS

Atenção!

 Caso tenha interesse, preencha com seus dados e entre para nossa Newsletter.

Sim, desejo receber e-mails sobre artigos, noticias, tendências ou ofertas da Infância Conciente. O consentimento pode ser retirado a qualquer momento clicando no link de cancelamento de inscrição presente em todas as comunicações por e-mail.