Sobre Autor(a)

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Baixe o artigo acessando a imagem:

Quando o ano vai finalizando, começam as comemorações natalinas e festivas, onde é possível renovar as energias e poder viver o novo ano que está por vir, muito mais leve e tranquilo.

Final do ano é o momento que tiramos para reflexão e ficar com a família. Então, que tal aproveitar que teremos um tempo em casa, todos juntos, para brincar com os pequenos?

Pensando nisso, que tal criar memórias incríveis em família, de momentos felizes e divertidos, que foram construídos juntos com quem mais amamos?

Reservei aqui, 5 brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em casa, nessa data tão especial, que é comemorada por muitos, o Nascimento do Menino JESUS.

  • Elefante colorido: essa brincadeira é super divertida, as crianças amam, fora que conseguem aprender as cores e trabalhar a coordenação motora grossa e fina.

Vamos lá para as regras – escolha um adulto para ficar de líder, onde vai falar “Elefante colorido”, as crianças devem responder “Que cor?”, o líder escolhe uma cor, as crianças devem procurar um objeto que contenha a cor falada e o entregar para o líder. Quem não conseguir trazer o objeto, fica fora da brincadeira e ganha quem conseguir trazer todos os objetos das cores solicitadas.

Você vai gostar de ler: Rotina de Causas e Consequências que ajudou na implantação de hábitos saudáveis para Keka

  • O mestre mandou: aqui, podemos brincar de diversas formas, uma delas é, fazer movimentos com o corpo. O líder diz: “O mestre mandou…” e as crianças devem executar a ação solicitada pelo mestre.

Ex.: O mestre mandou pular de um pé só.

  • Circuito de atividades: construa um circuito com os materiais que tiver em casa mesmo, pode ser realizado dentro ou fora de casa. Faça as crianças pularem nas almofadas, passar em baixo do cabo da vassoura, fazer zig zag com os potes no chão, construir uma linha com fita adesiva e solicitar que andem por ela sem desequilibrar… vá usando a criatividade para montar um circuito bem divertido.
  • Morto vivo: quem nunca brincou dessa brincadeira, não é mesmo?! Junte os pequenos e peça que fiquem um do lado do outro, o líder diz VIVO e todos devem ficar de pé, quando o líder falar MORTO, todos agacham. O legal aqui, é intensificar a velocidade e repetir o mesmo comando, assim as crianças ficam confusas e começam a dar muita risada do seu erro ou desequilíbrio.
  • Caça ao tesouro: Compre vários doces, enfeite uma caixa de sapato e os coloque dentro. Esconda a caixa de sapato, crie várias pistas e espalhe pela casa. Chame a criançada, diga que tem um tesouro escondido e que precisam procurar, mas para conseguir achar, devem seguir todas as pistas. Entregue a primeira pista para eles poderem dar início a brincadeira.

Então vamos lá, escolha qual dessas brincadeiras vai fazer, ou se vai colocar todas em prática e passar um dia inteiro cheio de diversão!!!

Sou mãe e Psicóloga Infantil, trabalho com orientação de pais para uma criação mais consciente, cheia de amor, apego e respeito com a criança. Acredito que o afeto gera vínculo e respeito com o outro, fazendo com que o trabalho seja realizado da melhor forma. Foco meus atendimentos principalmente no atraso do desenvolvimento/autismo-TEA, trazendo sempre a família para dentro das sessões, seja ela no consultório, na escola, em casa ou num ambiente externo.

Quem é Jéssica Bicudo

Desde o início da faculdade já sabia que queria ser psicóloga infantil. E nessa abordagem, a transpessoal consciencial, tive a oportunidade de fazer terapia desde bem nova e pude olhar para o mundo de outra maneira. Através dela, também pude transformar outras famílias, assim como a minha também foi transformada.

2021 Infância Consciente. Direitos Reservados | Termos e Política | Criação e Administração: USE TECNOLOGIAS

Atenção!

 Caso tenha interesse, preencha com seus dados e entre para nossa Newsletter.

Sim, desejo receber e-mails sobre artigos, noticias, tendências ou ofertas da Infância Conciente. O consentimento pode ser retirado a qualquer momento clicando no link de cancelamento de inscrição presente em todas as comunicações por e-mail.